Oficina em Serralves | Sou corpo Pintura

A oficina "sou corpo pintura", conceção e orientação de Inês Azevedo, apoio: Cristina de OAlves - integrada no Projeto Anual com Escolas, do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, 2015-16*


1º momento: as ações do corpo | o corpo reflexo


2º momento: as representações do corpo | o corpo projetado




3º momento: as expressões do corpo | o corpo persona









Obrigado a todos!

No âmbito do *Projeto Anual com Escolas, 2015-16 | As Imagens do Corpo | 

O Serviço Educativo da Fundação de Serralves desenvolve todos os anos um projeto através do qual é promovido um envolvimento continuado da comunidade escolar. Em torno de um eixo temático, fazendo uso das valências proporcionadas pela programação do Museu e do Parque de Serralves, preparamos um estimulante programa de atividades destinadas a professores e alunos. Estas atividades incluem: um seminário de abertura; oficinas experimentais para professores e para alunos, orientadas por artistas e educadores da equipa do Serviço Educativo; debates sobre o processo de trabalho; uma exposição com todos os trabalhos apresentados pelas escolas participantes e uma publicação final. 


Este ano, 2015-16, tem como tema: As imagens do Corpo | De todos os quadrantes chegam indícios de uma inquietação com o corpo, sinal de que se tornou um palco fértil de imaginação e interrogação. Todos temos e sabemos o que é um corpo, o que é o nosso corpo, no entanto, ele é desenhado e redesenhado constantemente pela nossa vida quotidiana, pelo trabalho que fazemos, pelo embelezamento e aperfeiçoamento cirúrgico e genético, ameaçado por doenças e epidemias, imaginado e reemaginado no espaço virtual.
Desde tempos imemoriais que a imagem e o corpo se cruzam de forma a fazerem nascer novas perceções e dar forma a experiências singulares. Os centauros, as Fénix, as sereias, os deuses imortais metamorfoseados em animais ou plantas, dão conta da plasticidade das imagens feitas a partir do corpo. Também o cinema, com os Frankenstein, os Robocops, os androides, parece perpetuar esse potencial plástico das imagens do corpo que nos chegam da antiguidade. Hoje vão-nos surgindo em catadupa notícias sobre clones, robots, cyborgs, engenharia genética, que parecem denunciar um desejo contemporâneo pelo híper-corpo, ao mesmo tempo que sublinham a sua obsolescência e exaustão. 
Que ideia temos hoje do nosso corpo? Como o representamos e sentimos? Que lugar ocupa no espaço social, natural e virtual? Que lugar lhe damos na rua, nas escolas, em casa, nas relações que estabelecemos com os outros? São estas as questões que vos desafiamos a pensar e a imaginar com AS IMAGENS DO CORPO - Projeto Anual com Escolas 2015-2016.

See more at: http://www.serralves.pt/pt/educacao/escolas-e-professores/projeto-anual-com-escolas/?actividades=Futuras&menu=876#sthash.bs8ua57j.dpuf