PortoLazer lança convocatória aberta para residências artísticas no Espaço Montepio

15-01-2016
Após o encerramento do Edifício AXA, a PortoLazer avança em 2016 para um novo espaço na Avenida dos Aliados, cuja dinamização terá início já neste mês de janeiro, com o lançamento de uma convocatória aberta para residências artísticas.
As residências artísticas destinam-se a estudantes do ensino superior, jovens criadores e curadores emergentes. Procuram-se propostas de diferentes áreas: arte urbana, arquitetura, performance arte, pintura, escultura, instalação, ilustração, fotografia, vídeo, multimédia e curadoria.

A iniciativa procura formas criativas e inovadoras para o desenvolvimento urbano da cidade. E, para isso, desafia a comunidade de jovens artistas e curadores a participar num espaço de trabalho partilhado, onde terão a oportunidade de expor as suas criações. O Espaço Montepio vai assim ganhar uma nova utilidade, abrindo-se à cidade enquanto "palco" informal e enquanto espaço de formação, criação, produção e apresentação. Um local de proximidade, contacto e partilha entre criadores, mas também entre os diversos agentes das artes e o público.

Entre fevereiro e junho de 2016, acontecerão duas fases de residência artística e o trabalho produzido será, por isso, exposto em dois momentos. Os artistas podem candidatar-se individual ou coletivamente. Para conceção das peças artísticas, a PortoLazer atribuirá até 750 euros por projeto selecionado (máximo de quatro em cada fase). 

Aqui fica o calendário da iniciativa com as suas diferentes etapas:
> 1.ª fase de inscrições: 16 de janeiro a 11 de fevereiro de 2016
- Início da residência artística: 22 de fevereiro até 20 de Março 2016
- Início da exposição coletiva: 26 de março (aproximadamente um mês)

> 2.ª fase de inscrições: de 12 de fevereiro 2 de março de 2016
- Início da residência artística: 30 de março até 7 de maio 2016
- Início da exposição coletiva: 14 de maio (aproximadamente um mês)

http://www.portolazer.pt/noticias-porto-lazer/portolazer-lanca-convocatoria-aberta-para-residencias-artisticas-no-espaco-montepio